Pode-se questionar: “mas por falar de Deus, então é uma religião?”
Negativo, de jeito nenhum, nem de perto, pois sabem o que significa a palavra religião? A palavra religião vem do latim religare que significa “religar”, seria religar á Deus, religar ao Divino.
Mas como pode religar aquilo que é impossível de ser separado / desligado? A palavra em si já é uma armadilha.
É IMPOSSÍVEL SEPARAR O HOMEM DA MENTE UNIVERSAL – DEUS.
Então que religar é esse? Compreende!
Mas, então, o que é o Xamanismo?
O Xamanismo é a interação com o todo, é a integração com o universo.
Xamã Gideon dos Lakotas
É possível ainda colocar isso de uma maneira ainda mais compreensível.
Sabe qual é a definição de um naturalista?
Na verdade, o naturalista é aquele que aprende com a natureza. Ele observa e enxerga o funcionamento da natureza. A ciência não inventou nada, ela apenas percebeu como funciona a natureza.
Tudo que você tem hoje, como celular, televisão, helicóptero, jato, automóvel, navio, guindaste, tudo isso foi construído a partir da observação do funcionamento da natureza.
O homem não é um inventor, ele é um descobridor.
Você já viu um submarino? Já olhou uma foca?
Você sabia que Leonardo da Vinci projetou um helicóptero, ao observar as sementes helicoidais que caíam das árvores? Ele percebeu que essa mesma semente que desciam suavemente girando, quando era exposta ao vento subiam, ganhando altura.
Xamanismo é naturalismo, observa-se a natureza e aprende com ela! Compreende?
Xamã Gideon dos Lakotas
Todo ser humano tem necessidades animais, necessidades físicas como qualquer outro animal, como comer, vestir e morar.
Você vive nessa necessidade, se você não comer, vestir e morar você será sucumbido.
Então você observa um animal irracional e percebe que ele também vive pelo comer, vestir e morar.
Ele precisa comer, no caso da vestimenta, o animal já tem a própria roupa, e ele busca abrigo seguro, alguns moram em cavernas, ou em um determinado local de uma árvore.
Mas o que te faz ser humano?
Quando observo a natureza, vejo o homo sapiens e vejo os animais, mas o que te faz ser humano? O que faz do animal ser um animal? O que te faz não ser um animal?
O animal também tem consciência. Hoje é cientificamente comprovado que existem graus de raciocínios nos animais.
O homem tem raciocínio a mais, mais intenso, mas o animal também raciocina, por exemplo: Os satélites acompanharam um bando de leões por sete anos. Durante vinte e quatro horas por dia eles foram acompanhados e numerados. E o que descobriram?
Que os leões planejam a caçada. Quando viam um bando de antílopes, com gazela e zebras, os leões se posicionavam segundo a capacidade de cada um. Os mais experientes e também mais jovens ficavam onde a manada corre. Eles sabem onde o trilho vai dar, e lá ficam esperando.
Os mais jovens e mais inexperientes ficam nas laterais para não deixarem a manada correr para outros lados, para seguir para onde os mais velhos estão esperando.
E o leão, que é um brutamonte, vai e assusta a manada para correr para o lado oposto.
Houve um raciocínio nisso, um planejamento.
Conhece os cães selvagens na Índia? É muito comum eles pegarem veados de trezentos quilos conduzirem esses veados até o brejo, pois no brejo não dá para o veado pular, porque tem barro, e é ali que eles pegam esses veados. Há um planejamento, você entende isso?
Outro exemplo são os Chipanzés. Se você não sabe, os chimpanzés caçam macacos menores para comer.
O bando de chipanzés cerca a árvore onde está o bando de macacos menores e aí os mais jovens e ágeis e sobem nas árvores vizinhas, onde os galhos estão próximos aos galhos da árvore onde estão os macacos menores, pois estes galhos seriam a rota de fuga.
Assim, depois de fazerem o cerco, os outros chipanzés sobem na árvore catando os macacos menores.
Então é planejado, tem um raciocínio só não é como o nosso.
Você tem necessidades animais, o animal tem instinto, você tem instinto também, ou não tem?
Mas o que te faz um homo sapiens, o que te torna um ser humano melhor?
Todos possuímos um segredinho dentro de nós, e é esse segredinho que nos diferencia dos demais animais.
Como já dito pelo Mestre Jesus: “Vos sois o sal da terra, e sem o sal, com o que mais há de se salgar?”
Somos joias raras do tesouro de Deus, o seu templo vivo.
Uma característica importantíssima é o fato de uma planta de poder jamais causar dependência em quem dela faz uso. Ela jamais viciará ninguém, pois age pela energia que tem e não pela química que possui. Tanto que mesmo as leis cientificas não conseguem enquadrar uma planta de poder na classe das drogas! Esta é a razão pela qual o organismo jamais oferece resistência a uma planta de poder, ou seja, os efeitos que lhe causam 50ml de ayahuasca hoje serão os mesmos efeitos que lhe causarão 50ml da mesma ayahuasca depois de 20 anos! O que muda é apenas o nível de experiências espirituais, jamais os efeitos.
Outro detalhe é o fato de toda planta de poder promover, sempre que houver necessidade, a limpeza física e energética do canal ou corpo que a usa, pois a luz não habita em templo sujo. A planta de poder conecta quem a usa com a sensitividade e com as energias do espírito. Ela promove, cada vez mais, a abertura e o alinhamento dos chacras. Assim, seu usuário começa a aumentar muito o SENTIR. Começa a compreender pela intuição e basear suas certezas na luz em que passa a viver… Ele sabe o caminho que deve seguir porque SENTE, não porque a razão assim definiu. Nos trabalhos de consciência ampliada com ayahuasca, você sempre tenderá a manter contato direto com o seu eu interior, com a sua essência. Verá a si mesmo por dentro, com todas as mazelas e qualidades que possui. Adentrará o mundo das causas e quebrará os véus da ilusão, o que lhe manterá na verdade (ver + dado = dado à visão).
Há muitas plantas de poder, mas cito como exemplos seguros: ayahuasca, peiote e watchuma. Além das plantas, há também alguns tipos de cogumelos, mas a grande maioria é apenas medicinal. Se utilizados da forma errada, prejudicam muito. Um cogumelo poderoso, muito forte mesmo, é o que nasce no guano (nome dado às fezes dos morcegos). Mas, ao contrário da ayahuasca, ele não guia nem ensina.